Objetivos

Promover a sustentabilidade dos Arquivos em Cabo Verde, incrementado o número dos utentes e pesquisadores nos Arquivos, através da Rede dos Arquivos, visando valorizar o acervo documental nacional e melhorar a qualidade do serviço prestados pelo ANCV.

Ação

  • Arquivos Coloniais: Preservação e Divulgação no ANCV

Em termos de tipologias dos fundos no nosso Arquivo existem um vasto leque de documentos, da administração colonial ultramarina, tais como: Secretaria Geral do Governo da Província de Cabo Verde, a Repartição Provincial dos Serviços da Administração Civil, a Repartição Provincial dos Serviços Aduaneiros, o Instituto do Trabalho, Previdência e Acão Social, Cartório Notarial da Praia, Registos Paroquiais, datados de 1651 a 1975.

Por um lado, podemos considerar que o ANCV é o repositório mais rico e completo de documentos relativos à administração colonial, em especial a partir do século XVII. Nele se encontra a mais variada documentação relativa a história administrativa, política, demográfica, económica, social, religiosa, ambiental e das migrações de Cabo Verde e das ex-colónias portuguesas.

Em 1974 a UNESCO, considerou estes fundos arquivísticos coloniais depositados no ANCV, como Património Comum, por se constituir um precioso acervo, totalizando aproximadamente 413 metros lineares, sendo a maioria documentação manuscrita.

Dada a natureza dessa documentação manuscrita e avulsa, e, pelo facto de estar bem organizada, classificada, com instrumentos de pesquisa disponível e ao mesmo tempo ser frequentemente solicitada pelos investigadores nacionais e estrangeiros, particularmente, da CPLP e da Macaronésia, urge tomar medidas comuns para a sua preservação e conservação de modo a garantir a perenidade e consulta com segurança desse acervo que interessa a todos nós. Neste âmbito o ANCV tem desenvolvido uma série de ações de modo a tornar prioritário o processo de tratamento e digitalização como forma de sua salvaguarda (conservação, valorização e divulgação).

  • Os Desafios do ANCV: Gestão e Partilha dos Acervos Coloniais

É evidente que o ANCV vem dando tratamentos técnico e cientifico adequados dessas centenas de milhares de documentos. Mas é de realçar que ainda permanecem desafios que afetam o ANCV no domínio de preservação, conservação e restauro, digitalização, comunicação e acessibilidade.