Picture1.png

O Arquivo Nacional de Cabo Verde enquanto instituição responsável pela preservação/conservação do património histórico-arquivístico de Cabo Verde, tem como função recolher, tratar, conservar e disponibilizar informação bem como propor políticas de tratamento e conservação de acervos existentes em todo o país. Estas ações não visam simplesmente cumprir uma obrigação estatutária, mas demonstrar e dar atenção ao que recebemos (das gerações passadas), conservar, para ser estudado e conhecido, como forma de valorizar e respeitar a memória coletiva da nação cabo-verdiana. 

Parece indiscutível que, sem identificação e pesquisa aos conjuntos documentais depositados nos arquivos, torna-se difícil/impossível o conhecimento do passado. Aliás, é com este entendimento e como responsável pelo património arquivístico de Cabo Verde, que o ANCV vem colocando à disposição do investigador e do público em geral interessado, um manancial de documentos que expressa as experiências e vivências do passado, nas suas diversas dimensões – social, política, económica, jurídica, eclesiástica, respeitante a todas as ilhas e concelhos do país. 

Atualmente, o ANCV tem sob sua custódia cerca de 3,270 metros lineares de documentação, agrupada em 99 fundos arquivísticos, sendo que 55 já estão tratados e disponíveis à consulta pública, conforme tabela em anexo:  

Fundos arquivísticos disponíveis para consulta