Na manhã desta quinta-feira, 26 de julho, o Senhor Embaixador do Reino de Marrocos em Cabo Verde, Sr. Hassan Zarafa, recebeu nas suas instalações, na Prainha, a visita de cortesia do Senhor Presidente do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, Dr. José Maria Borges Tavares, da Diretora de Pesquisa e Comunicação Documental, Dra. Maria da Luz Pires e do Diretor Geral do Ensino Superior, Dr. Romualdo Correia,
A visita teve como objetivo lançar as bases para uma cooperação institucional entre as instituições arquivísticas cabo-verdianas e marroquinas.
O Sr. Embaixador mostrou-se interesse no desenvolvimento de projetos nas áreas da gestão e organização documental, na troca de conhecimentos e de experiência entre o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde e o Arquivo Nacional de Marrocos.
Outro aspeto tratado no encontro foi, a utilização de bolsas de estudo disponibilizadas pelo Reino de Marrocos à República de Cabo Verde, para formação, onde as áreas de Ciências de Informação Documental, Engenharia de Sistemas, Informação e Transformação digital, entre outras de interesse para o IANCV poderão vir a ser contempladas.
Igualmente, foi abordada durante a visita, a ideia de intercâmbios entre os arquivistas e técnicos das áreas de Ciências de Informação das instituições coordenadoras das políticas arquivísticas dos respetivos países.
Ficou assente que se deve elaborar um projeto de acordo de cooperação institucional entre os Arquivos Cabo-verdianos e Marroquinos onde áreas como digitalização (equipamentos), formação e investigação serão prioritárias.
O Senhor Embaixador referiu-se ao valor que se deve dar a preservação dos arquivos, como meio de perpetuar a memória de uma nação, e que o IANCV, como instituição de custódia e salvaguarda de um património importante deverá reunir as condições necessárias para a prestação de um serviço de qualidade aos pesquisadores e sociedade civil em geral.
Assim, o Presidente do IANCV, aproveitou a ocasião para convidar o Senhor Embaixador a visitar as instalações do Instituto do Arquivo nacional, para conhecer in loco as infraestruturas físicas, o seu acervo e o seu funcionamento.
De referir que o encontro foi muito profícuo e permitiu uma reflexão sobre futuros projetos que poderão vir a ser desenvolvidos entre as instituições arquivísticas dos dois países.