Na manhã desta quarta-feira o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) teve a honra de receber, em suas instalações, a visita do Dr. Bernardino Delgado, Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
A visita teve como objetivo conhecer mais de perto o funcionamento do Arquivo Nacional e as suas principais áreas de atuação.
O Dr. Bernardino Delgado foi recebido pelo Senhor Presidente do IANCV, José Maria Borges Tavares, acompanhado pelas Diretoras Rosa Andrade dos (Serviços Técnicos), Maria da Luz Pires (Pesquisa e Comunicação), e Zuleica Fernandes (Administração e Finanças).
Demonstrando um interesse genuíno pelo trabalho desenvolvido no IANCV, o Dr. Bernardino Delgado percorreu várias áreas do Instituto, numa visita marcada pela atenção aos detalhes e pelo diálogo construtivo.
Entre os assuntos abordados, destacou-se uma preocupação já mencionada em eventos anteriores realizados no Arquivo, a perda e a desorganização de documentos provocadas por mudanças institucionais e deslocações de arquivos sem o devido acompanhamento técnico. Esta questão voltou a ser realçada durante a visita, reforçando a importância da preservação documental em contextos de reestruturação institucional.
Na área de restauração, foi salientado um ponto essencial pelo próprio Dr. Bernardino Delgado: “temos nas mãos a vida de muitas pessoas”, referindo-se ao valor insubstituível dos documentos. Sublinhou assim, o papel fundamental do IANCV na salvaguarda de um património que remonta à época colonial, realçando a responsabilidade e a relevância social do trabalho desenvolvido pela instituição.
Outro aspeto relevante abordado durante a visita foi a ideia de formar arquivistas e distribuí-los pelos diversos departamentos, promovendo maior organização, eficácia e valorização da documentação arquivística.
Foi igualmente reconhecido o esforço recente na organização dos arquivos, nomeadamente durante a formação promovida pelo IANCV, que resultou na organização de 278 caixas de documentos do Ministério da Justiça, num período de apenas um mês.
Por fim, a visita abriu portas para a possibilidade de uma parceria futura entre o Conselho Superior da Magistratura Judicial e o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, com vista ao reforço da colaboração institucional.