O Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde estará representado pelo seu Presidente, Dr. José Maria Borges Tavares, no seminário internacional “Arquivos da Libertação: Anticolonialismos e Memórias das Independências Africanas”, que terá lugar de 19 a 21 de maio de 2025, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa(ICS-ULisboa), em Portugal.
Este importante encontro reúne investigadores, arquivistas e instituições dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), para refletir sobre o papel dos arquivos na preservação das memórias das lutas anticoloniais e dos processos de independência.
O presidente do IANCV participará na mesa redonda Anticolonialismo e Memória da Independência nos Arquivos Nacionais dos PALOP, no dia 20 de maio, às 16h00, onde partilhará a experiência cabo-verdiana na salvaguarda e disponibilização de documentos históricos relacionados com a luta pela independência.
A participação do IANCV neste seminário reforça o seu compromisso com a promoção da memória e com a cooperação internacional em torno da preservação documental das independências africanas.