O Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, através da Comissão Nacional de Cabo Verde para UNESCO, procedeu à entrega formal dos certificados de inscrição no Registo Internacional do Programa Memória do Mundo.
Os certificados foram entregues pelo Diretor-Geral Adjunto da UNESCO para a Comunicação e Informação, Tawfik Jelassi ao Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Augusto Veiga.
Estes certificados atestam a inscrição de dois documentos de grande relevância histórica no Registo Internacional Memória do Mundo, “Documentos sobre a escravidão no Fundo Arquivístico da Secretaria Geral do Governo (1842-1869)”, considerada um dos acervos mais relevantes do Arquivo Nacional;
E o projeto conjunto com Angola e Moçambique, “Recenseamento dos escravos em Angola, Cabo Verde e Moçambique (1854)”, composto por 79 livros manuscritos, dos quais 11 pertencem a Cabo Verde.
Estes registos documentam de forma detalhada informações sobre indivíduos escravizados e libertos, incluindo dados como idade, sexo e origem.
Trata-se de uma das coleções mais valiosas dos arquivos nacionais, amplamente procurada por investigadores, pela sua importância na preservação memória da escravatura e no incentivo à investigação sobre múltiplas dimensões históricas e humanas desse período.