DSC 1097

Teve início hoje, na Cidade da Praia, o Workshop sobre Gestão de Documentos de Arquivo: Conservação Preventiva e Digitalização, uma iniciativa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), promovida através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV).

Este workshop integra-se no plano de atividades do IANCV para 2026 e já passou pelas ilhas de São Vicente, Brava, Fogo e Sal. A sua realização na capital reafirma o compromisso de abranger todo o território nacional, garantindo que técnicos e instituições de diferentes ilhas tenham acesso a formação especializada.

O workshop decorrerá de 20 a 24 de abril, com uma carga horária total de 27 horas e 30 minutos, proporcionando aos formandos a oportunidade de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre gestão documental, conservação preventiva e digitalização.

Na sessão de abertura, o discurso foi proferido pelo Presidente do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, que destacou a importância da preservação e digitalização documental como parte integrante da memória coletiva e do património cultural do país.

O objetivo deste workshop é sensibilizar e capacitar os técnicos das instituições-alvo, oferecendo ferramentas para o tratamento documental, conservação e preservação digital, bem como responder às diversas solicitações de apoio técnico na área da gestão e organização de arquivos, frequentemente apresentadas por estas instituições.

Assim decorreu o primeiro dia de formação, os participantes foram introduzidos aos conceitos básicos de gestão documental.