IMG 0798

Teve inicio, na ilha Brava, a formação em Gestão Documental, Conservação e Preservação Digital, uma iniciativa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), desenvolvida através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV), com apoio da Câmara Municipal da Brava.

Com duração de quatro dias, e encerramento previsto para 06 de fevereiro, a ação formativa é dirigida a técnicos e colaboradores das Câmaras Municipais e dos Serviços Desconcentrados do Estado da Ilha Brava.

A formação tem como foco a sensibilização e capacitação dos técnicos das instituições-alvo, através da conjunção de componentes teóricas e práticas sobre tratamento documental, conservação e preservação digital, bem como o apoio técnico às instituições na implementação de boas práticas arquivísticas.

Os trabalhos estão a ser conduzidos pela Dra. Rosa Mello, dos Serviços Técnicos, e pelo técnico da IANCV, Ermickson António Pina. A sessão de abertura contou com intervenções do Presidente do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, Dr. José Maria Borges, do Presidente da Câmara Municipal da Brava, Amândio Brito, e com o discurso oficial de abertura proferido por Sua Excelência o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga.

Esta iniciativa reforça o compromisso com a melhoria da gestão documental nas instituições públicas e com a valorização da documentação enquanto património e instrumento fundamental para a boa governação e preservação da memória coletiva.