Protocolo_de_Cooperação_entre_a_Agência_cabo-verdiana_de_Notícias_Inforpress_e_o_Instituto_do_Arquivo_Nacional_de_Cabo_Verde_IANCV.jpg

Foi assinado na manhã de hoje, um Protocolo de Cooperação entre a Agência cabo-verdiana de Notícias (Inforpress) e o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV), representados respetivamente pelo Dr. Hamilton Fernandes, Administrador Único da Inforpress e o Dr. José Maria Borges Tavares, Presidente do Conselho Diretivo do IANCV.

O objetivo do protocolo visa estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições signatárias, de modo a que ambas possam beneficiar de ações de colaboração nos domínios de atividade a que se dedicam, abrangendo áreas como formação, investigação científica, intercâmbio documental, divulgação e troca de informação, de entre outras formas de colaboração institucional.

Na ocasião, o Administrador da Inforpress manifestou a total abertura da instituição que dirige em colaborar com o IANCV em matérias que têm que ver com a preservação da memória, almejando que a assinatura do protocolo seja um marco simbólico de profícuas relações entre as duas instituições. Por sua vez, o Presidente do IANCV manifestou o desejo do presente protocolo consubstanciar em ações concretas e imediatas, sendo para tal, deixou um convite a Inforpress no sentido de ser uma parceira no Seminário Internacional, “Arquivo e Memórias da Imprensa Cabo-Verdiana e Africana,” a ter lugar entre os dias 7 e 8 de dezembro próximo, resultante de uma parceria entre o IANCV e o Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português( GIEIP-IP), do Centro de História do Além-Mar - Universidade Nova de Lisboa.

A assinatura do protocolo foi testemunhada pelo Secretário de Estado Ajunto do Primeiro-Ministro, Dr. Lourenço Lopes, que enalteceu a parceria entre estas duas instituições de memória, considerando-a um gesto de suma importância num país de parcos recursos como o nosso e num tempo tão difícil por que o mundo passa.