O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) promove um atelier de formação destinado aos Gestores do Património Documental.

Promovido pelo Comité Nacional Cabo-verdiano da Memória do Mundo(CNC-MEMU), o qual o IANCV é a instituição responsável pela materialização das suas ações. Visa dar resposta a iniciativa do Governo relativamente ao Programa Memória-Mundo da UNESCO, com o objetivo de proteger e promover o património documental mundial, através da conservação e democratização do acesso a documentos que simbolizam a memória coletiva documentada da humanidade.

O mesmo será ministrado pela Dra. Maria José da Conceição Almeida e pela Dra. Cheila Antunes, ambas pertencentes a comissão técnica e científica do CNC-MEMU, e é destinado aos gestores do património documental. Para além de profissionais afetos a Museus, Centros de Documentação e Fundações, participarão representantes de algumas autarquias da ilha de Santiago, designadamente das Câmaras Municipais da Praia, da Ribeira Grande de Santiago, de São Lourenço dos Órgãos, São Domingos e São Miguel.

De entre outros aspetos, ao longo do atelier serão desenvolvida ações de capacitação em matéria de constituição dos dossiers de candidatura ao Programa Memória-Mundo, aproveitando para divulgar a abertura do ciclo de candidaturas 2024-2025 ao Registo Internacional da Memória do Mundo, a decorrer de 1 de julho a 30 de novembro de 2023, e cujas informações relativas ao processo poderão ser encontradas no link que se segue
https://articles.unesco.org/.../call-nominations-unesco....

358360531_579214787718059_8372820067220912044_n.jpg