Salas de Leitura e de Pesquisa

 

O Instituto do Arquivo Nacional através das Salas de Leitura e de Pesquisa presta um serviço de apoio à investigação aos pesquisadores nacionais e estrangeiros, facultando o acesso às fontes arquivísticas, bibliográficas e museológicas.

Através das bases de dados BIEFCV, KARDEX e ART, consegue satisfazer as demandas relacionadas com a coleção bibliográfica.

As principais coleções bibliográficas são de obras que abarcam uma diversidade temática, desde: História, Geografia, Literatura, Política, Religião entre outras.

Os pesquisadores consultam com frequência, as obras existentes na Biblioteca do IANCV para completar as suas investigações em fontes primárias.

Dispomos de instrumentos de pesquisa, nomeadamente: Repertórios numéricos simples e Catálogos bibliográficos que facilitam o acesso à informação já organizada.

Relativamente às fontes arquivísticas, o IANCV dispõe de bases de dados, criadas a partir dos programas informáticos WINISIS e ABCD, que brevemente serão migradas para os aplicativos AToM e KOHA, e estarão disponíveis na plataforma online do site da Instituição.

Pesquisas

Os técnicos da Direção de Pesquisa e Comunicação Documental assistem os utilizadores das salas de leitura e de Pesquisa, fornecendo-lhes assistência e orientações gerais, de pesquisa ou informações sobre os fundos e coleções disponíveis, sua organização e conservação, a existência e a utilização dos instrumentos de pesquisa disponíveis, as normas e condições de acesso ao acervo conservado pela instituição.

Geralmente, não é da competência do IANCV efetuar pesquisas nos seus fundos e coleções documentais para os investigadores e entidades públicas e privadas, salvo casos excecionais.

Entretanto, quando os utentes, por razões fundamentadas, não puderem realizar pelos seus próprios meios as pesquisas pretendidas, poderão solicitar ao IANCV a realização desse serviço, o qual será feito de acordo com a disponibilidade de recursos humanos e conforme o pagamento dos valores fixados na Tabela de preços, em vigor na Instituição. INSERIR TABELA EM PDF.